Veado Vindaloo
Se adora sabores picantes e fortes, então esta receita de caril é para si. Vindaloo é famoso por ser o caril mais picante. No entanto, tradicionalmente este prato tradicional de Goa de forte influência portuguesa. Este caril tem vinagre, cebolas suculentas e especiarias doces.
Um chutney doce e picante de maçã e cenoura é particularmente fantástico como acompanhamento deste vindaloo.
Ingredientes
Mistura de especiarias:
-
14 vagens de cardamomo
-
1 colher de sopa rasa de sementes de cominho
-
½-1 colher de sopa de malagueta em pó
-
½ colher de chá de açafrão moído
-
10 cravos
Caril:
-
200ml Vinagre de Sidra
-
1 kg de carne de veado, cortada em pedaços de 2-3 cm
-
8 colheres de sopa de óleo de colza
-
750 g de cebolas (cerca de 6 cebolas médias)
-
12 dentes de alho
-
2 polegares grandes de gengibre
-
2 malaguetas vermelhas
-
Pequeno punhado de folhas de curry secas (aproximadamente 30 folhas)
-
4 colheres de chá de sal marinho em flocos
-
2 colheres de sopa de sementes de mostarda preta
-
2 colheres de sopa de sementes de mostarda amarela
-
2 chávenas de água
-
2 latas de tomate picado
Método de preparação
- Se você tiver tempo, tente fazer este caril um dia antes. Fica ainda mais saboroso reaquecido no dia seguinte. As especiarias irão suavizar e harmonizar maravilhosamente ao longo de 24 horas.
Comece com as especiarias. Abra as vagens de cardamomo e retire as sementes. Coloque as sementes de cominho, sementes de coentro, sementes de cardamomo e pimenta preta numa panela pequena e toste em lume baixo por 2 minutos, ou até perfumar. Moa num pilão e misture com a pimenta em pó, açafrão, canela e cravo. - Numa tigela grande, misture a carne de veado em cubos, todas as especiarias e o vinagre de sidra. Misture bem e deixe a carne de veado marinar por uma hora; esta é uma carne naturalmente magra, então uma hora é suficiente, mais tempo pode endurecer a carne.
- Enquanto isso, pique as cebolas em pedaços. Aqueça 4 colheres de sopa de óleo de colza numa panela grande em lume baixo/médio. O ideal é usar uma panela ou caçarola que pode ser colocada no forno. Frite as cebolas por 14-16 minutos até ficarem totalmente macias, translúcidas e levemente caramelizadas. Esta base doce é a chave para equilibrar o sabor avinagrado mais tarde.
- Enquanto as cebolas estão a fritar, descasque e corte finamente o alho, descasque e pique o gengibre em palitos finos e corte as pimentas finamente. Após 14-16 minutos, adicione-os às cebolas, junto com as folhas de caril e 2 colheres de chá de sal marinho, e continue a refogar por 6 minutos.
- .Após 6 minutos, adicione o tamarindo, o açúcar mascavo e as sementes de mostarda, mexa bem e mantenha o lume baixo. Depois da carne de veado marinar por uma hora. Aqueça 1 colher de sopa de óleo numa frigideira em lume médio-alto. Caramelize a carne de veado em cubos. Repita o processo algumas vezes até que toda a carne esteja dourada e se junte aos demais ingredientes do caril. Se houver alguma marinada de vinagre na tigela, adicione-a ao caril também.
- Adicione 2 latas de tomate picado e 2 chávenas de água na panela e mexa bem. Leve ao fogo brando e pré-aqueça o forno a 150ºC.
- Uma vez pré-aquecido, coloque uma tampa no seu vindaloo e coloque-o no centro do forno para cozinhar lentamente por 2,5 horas.
- Após 2,5 horas retire do forno e verifique a textura da sua carne pressionando-a suavemente com uma colher de pau. Ele deve se separar facilmente. Se acha que seu caril precisa de um pouco mais, coloque-o de volta no forno por mais 30 minutos, talvez com a tampa aberta, se precisar reduzir um pouco também.
- Enquanto o caril está a cozinhar, prepare o arroz como acompanhamento.
- Sugerimos o chutney de maçã e cenoura, que é uma versão britânica do clássico chutney de manga.