Refrigerantes | Limonada Francesa e Água Tónica
Os refrigerantes são apreciados em quase todas as partes do mundo e possuem os mais diversos sabores. É uma bebida não alcoólica e não fermentada, fabricada industrialmente. Descubra o que é a Água Tónica e a Limonada Francesa!
Descubra:
Limonada Francesa
A limonada é uma bebida adoçada com sabor de limão. Existem variedades de limonada encontradas no mundo inteiro. É tradicionalmente uma bebida caseira com sumo de limão, água e um adoçante como açúcar de cana, xarope simples ou mel.
História
Uma linhagem antiga
O registo mais antigo da limonada vem da costa mediterrânea. Era uma bebida feita com limões, tâmaras e mel era consumida no Egipto dos séculos XIII e XIV a.C, incluindo uma bebida de sumo de limão com açúcar, conhecida como qatarmizat.
Limões aparecem em Paris…
A limonada estreou em Paris em 20 de Agosto de 1630. Feita de água com gás, sumo de limão e mel, os vendedores a vendiam em recipientes amarrados às costas.
Embora popular em toda a Europa, a limonada tornou-se uma moda em Paris que em 1676 os vendedores incorporaram e formaram um sindicato chamado Compagnie de Limonadiers.
A contribuição da Grã-Bretanha para a moda da limonada veio por meio do químico Joseph Priestley, que inventou a água gaseificada.
… Então na América
No século XVII, a limonada chegou à América junto com ondas de emigrantes europeus. Durante a era vitoriana, o movimento de temperança das mulheres impeliu a limonada como alternativa ao álcool. De 1877 a 1881, a Casa Branca proibiu o álcool em todos os jantares de estado e outras funções.
A conexão com o Circo
O circo teve um papel de protagonista na longa história da limonada. No século XIX, houve a primeira menção conhecida, interligando a limonada rosa ao circo vem do Wheeling Register da Virgínia Ocidental em 1879.
Variedades de Limonada
Limonada Tradicional
Não é gaseificada e é feita com sumo de limão fresco, geralmente servida fria ou com gelo.
Limonada Rosa
Existem várias histórias sobre a origem da limonada rosa, mas a mais credível ocorreu em 1912 quando um trabalhador acidentalmente deixa cair rebuçados de canela num frasco de limonada tradicional.
Mais tarde a receita de limonada rosa é recriada e começou-se a utilizar meia chávena de morango fresco, framboesa, groselha ou sumo de cranberry, em vez de rebuçados de canela; e hoje em dia existem limonadas ‘rosa’ feitas com melancia, morango, framboesa ou xarope de romã.
Limonada Clara
A forma predominante de limonada é uma bebida gaseificada clara e com sabor de limão.
Água Tónica
Água tónica é um refrigerante que contém soda, açúcar e quinina. A água tónica é feita com um pó branco extraído da casca da árvore de cinchona (hidroclorato de quinina) que dá o gosto amargo ao produto.
Origem
Existe diversas versões sobre o descobrimento da quinina, principal substância da água tónica. Uma delas data o ano de 1638, quando a Condessa de Chinchon, esposa do vice-rei espanhol que estava no Peru, adoeceu com a febre da Malária. Índios, então prepararam uma poção feita com a casca de uma árvore chamada Kina (nome indígena), resultando na cura. Posteriormente, a árvore foi baptizada de Cinchona em homenagem à condessa.
A água tónica, como conhecemos, surgiu na Índia, no período colonial do Império Britânico. Os ingleses levaram a fórmula para as fábricas de refrigerantes na Inglaterra, que foi patenteada no ano de 1858.
No início ela foi somente utilizada como medicamento no combate à malária. A quinina ainda hoje é empregada no tratamento, mas a água tónica atualmente industrializada e distribuída no mercado não possui propriedades medicamentosas sendo apenas um refrigerante de gosto amargo. Possui quantidades mínimas de quinina, cerca de 5 miligramas por litro (mg/l), enquanto para o tratamento da doença é necessário em torno de 1,5 g ao dia.
A água tónica é muito usada como uma bebida de mistura para cocktails, especialmente os que são feitos com gin (por exemplo gin tónico). A água tónica com adição de limão ou lima é conhecida como bitter lemon, “limão amargo” ou bitter lime, respetivamente.
O que é a Quinina?
A quinina é uma substância que é extraída da casca de uma planta comum nos países da América do Sul, conhecida como quina ou, cientificamente, como Cinchona calisaya.
Como é fabricada a Água Tónica?
Apesar do nome, a Água Tónica não é uma água gasosa, mas sim um refrigerante.
Os principais componentes da bebida são: Água com gás, açúcar e quinina.
Semelhante às outras bebidas industrializadas, a água tónica é fabricada com o diferencial de conter quinino, diferenciando o produto e oferecendo um sabor único a bebida.
Além disso, a quinina é o responsável pela associação da bebida a benefícios para a saúde. Isso porque a substância, extraída da casca da árvore chamada Cinchona, era usada antigamente no tratamento de malária. No entanto, por ser usada em baixa concentração na água tónica, o quinino não possui efeitos terapêuticos.
Qual é a Origem do nome?
O dicionário define a palavra tónica como algo “que tonifica; ou o que aumenta a energia ou a vitalidade dos tecidos (diz-se de medicamento, substância etc.); revigorante”.
A água tónica nasceu como um remédio e, portanto, sua intenção original era fortalecer a saúde e revigorar as energias de quem a tomava. Com isto a noção de suas propriedades médicas em revitalizar e tonificar o corpo.
Qual a melhor maneira de tomar Água Tónica?
A água tónica pode ser tomada pura, mas possivelmente algumas pessoas não apreciam o sabor mais amargo causado pela quinina.
A água tónica pode ser misturada em cocktais com ou sem álcool, como a clássica bebida Gin Tónico, também pode ser misturada com outras bebidas como Vodka, Espumante e Rum, por exemplo.
Em todas estas combinações, também é interessante misturar algumas frutas e especiarias, como limão, morango, canela, alecrim, hortelã, laranja… São várias combinações possíveis e deliciosas.
Se pretender uma bebida sem álcool, a água tónica pode ser misturada apenas ao sumo de frutas ou frutas picadas.
Confira abaixo algumas das marcas Premium que comercializamos em exclusivo no território nacional. Uma seleção dos melhores produtos das mais diversas geografias do globo: um mundo de sabores ao seu dispor.
24/10/2023
Torrão | Uma variedade de Nougat
O torrão é um doce muito antigo, sendo consumido há séculos na Europa, América Latina e é um um dos produtos mais vendidos durante as festividades de Natal.
12/10/2023
Bruschetta | Um Antepasto Italiano
A bruschetta é uma entrada clássica da culinária italiana, que consiste em fatias de pão torrado cobertas com uma mistura de ingredientes frescos e saborosos. As bruschettas são ótimas para servir como aperitivo em ocasiões especiais ou como um lanche leve e saboroso.
27/09/2023
Vinagres | Tipos e Usos Culinários
O vinagre é um condimento utilizado para adicionar sabor e preservar a comida desde a antiguidade. Existem inúmeros tipos de vinagre, geralmente nomeados pela substância utilizada como base. Há, também, vinagres aromatizados com ervas, flores ou frutas.
14/09/2023
Mistura de 5 Especiarias Chinesas | Profundidade de Sabores
A mistura de especiarias chinesa de cinco especiarias adiciona a riqueza em receitas doces e salgadas.