Ras El Hanout: A Mística Especiaria

Considerada por alguns chefes de cozinha como uma mistura quase mística, a Ras El Hanout é originária do norte da África e reúne várias outras especiarias, que podem variar de acordo com a região.

Possui açafrão, canela, erva-doce, cravinho, noz-moscada, pimenta preta, gengibre, folhas de louro e pimenta. É picante e pode ser utilizada para temperar couscous. É uma óptima “companhia” também para as sopas, guisados e marinadas.

Índice:

O que é Ras El Hanout e a sua origem

Ras El Hanout é uma mistura quase mística de especiarias do Oriente Médio e Norte de África. Originário das aldeias Meghribo, Norte de África, este famoso tempero que ganhou fama pelo no mundo, pode conter mais de 30 ingredientes na sua composição.

Em árabe, “Ras el Hanout” significa “o melhor da loja”, ou seja o melhor que o comerciante tem a oferecer. Para os comerciantes de especiarias, é uma honra ter uma versão mais famosa e mais procurada da mistura. As receitas são segredos bem guardados, nas lojas de especiarias e sua fórmula é considerada uma arte.

Embora seja uma mistura tradicional da culinária árabe, é comum na cozinha muçulmana, onde é feito com a combinação de especiarias que cada cultura prefere. Ícone da culinária marroquina é atribuído a essa atraente combinação de especiarias poderes afrodisíacos.

O Ras El Hanout é picante, tem nuances subtis de uma fragância floral dentro de um sabor robusto e ao mesmo tempo doce. Além dos ingredientes tradicionais ele pode conter ingrediente exóticos como pétalas de rosas, açafrão espanhol, pimenta “cubeb”, e muitos outros.

O que combina com Ras El Hanout

Extremamente versátil, acrescenta uma cor dourada e um sabor aromático e atraente em tagines, arroz, cuscuz, aves, carnes e vegetais. Principalmente em legumes assados, como batatas, aboboras e beringela. Também é usado como um “rub” nas costeletas de borrego antes de serem grelhadas.

Como preparar o Ras El Hanout em casa

Apesar da lista de ingredientes ser bem extensa, uma receita simples de Ras el Hanout leva apenas os seguintes ingredientes:

Um bom Ras El Hanout é um exemplo de como uma grande variedade de especiarias podem ser fundidas para criar um novo ingrediente, melhor e mais intenso do que os seus componentes individuais.

Receita: Costeletas de Borrego à Marroquina com Couscous Aromáticos com Limão e Coentros

Inspire-se nesta receita tradicional marroquina com a mística mistura de especiarias Ras El Hanout:

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina