Marron Glacé

Marron-glacé, também chamada castanha glaceada, é uma iguaria da doçaria francesa e da doçaria italiana. O marron-glacé é feito com castanha cozida e mergulhada em calda de açúcar.

Descubra:

Qual a sua origem?

Existem várias teorias sobre a origem da marron glacé. A primeira castanha glaceada teria aparecido na corte do Rei Luís XIV, com o Chefe François Pierre de La Varenne, que cozinhou uma castanha com açúcar. Outros indicam, que a receita da castanha glaceada surge pela primeira vez no século XVI, em Lyon. Outros afirmam que a castanha cristalizada teve origem em Cuneo, Itália, ainda no século XVI, devido à grande disponibilidade de castanhas e a uma difusão sem precedentes do açúcar.


Confeção da Marron Glacé

A magia deste produto vem tanto da sua origem quanto do seu processo de fabricação. Apenas uma dezena das mais de 80 variedades de castanhas encontradas nas florestas são adequadas para o fabrico de Marron Glacé. Estas são submetidas a uma seleção rigorosa, atendendo a critérios organoléticos e morfológicos.

A castanha, uma vez selecionada, é exposta a um delicado descascamento a vapor, para o qual é necessária uma complexa tecnologia específica.

O delicado peeling a vapor a que estão expostas as castanhas utilizadas para a confeção do Marron Glacé garante a integridade da fruta, um processo paciente e laborioso que deixa a difícil tarefa de retirar manualmente a pele interior nas mãos de pessoal especializado.

Posteriormente, as castanhas são cristalizadas individualmente por meio de um processo lento, para terminar de embelezá-las com uma cobertura fina e crocante de “Vidro” perfumada com baunilha.

Um tratamento delicado que se prolonga por mais de 240 horas de paciência, dedicação e perseverança e que justifica visivelmente o carácter autêntico e a bondade deste cuidado produto.


Cuevas: A Alma do Bosque

O Grupo Cuevas, foi fundado em 1867, caracterizou-se desde das suas origens pela diversificação das suas actividades. Há três décadas, a gestão da Cuevas y Cía. SA., sendo uma das quatro subsidiárias do Grupo, assumindo o desafio de fundar a primeira fábrica da Marron Glacé em Espanha.

É precisamente nas encostas destas montanhas e em terrenos calmos, frescos e profundos que surgem os melhores exemplares de castanheiros e os frutos mais requintados, constituindo um agro-sistema único e uma das mais belas paisagens do mundo.

A castanha é um produto privilegiado pela sua versatilidade uma vez que coexiste sem confronto entre dois horizontes gastronómicos: o tradicional e o contemporâneo. A grande versatilidade dos produtos permite-nos servir de base para a preparação de pratos muito variados.

A Cuevas, coloca o esforço e sensibilidade em oferecer um produto diferente e exclusivo, contribuindo com toda a experiência para o cenário gastronómico universal.


Receita da Marron Glacé

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina