Farinha de Arroz | Tipos e Usos Culinários

Farinha de arroz é produzida pela moagem do grão de arroz. Esta farinha pode ser produzida com todos os tipos de arroz.

Descubra:

O que é Farinha de Arroz?

A farinha de arroz é uma ótima opção para quem procura uma farinha sem glúten. Esta pode ser encontrada nas versões refinada e integral, sendo muito utilizada como alimento base no sudeste da Ásia, Japão e sul da Índia.

A farinha de arroz atua como um agente espessante, impedindo a separação de líquidos. Isto permite que ela seja utilizada em sopas; molhos; massas de biscoito, bolos, pizza e tortas.


Quais os tipos de farinhas?

A Farinha de arroz é produzida pela moagem do grão de arroz. Esta farinha pode ser produzida com todos os tipos de arroz, mas as farinhas de arroz produzidas comercialmente são:

  • Farinha de arroz branco
  • Farinha de arroz integral
  • Farinha de arroz glutinoso

FARINHA DE ARROZ BRANCO

A farinha de arroz branco é uma farinha produzida com o grão de arroz polido. Esta farinha possui sabor neutro e com poucos nutrientes.

FARINHA DE ARROZ INTEGRAL

A farinha de arroz integral é uma farinha produzida com o grão de arroz descascado. Esta farinha retém todos os nutrientes e o sabor do grão de arroz.

FARINHA DE ARROZ GLUTINOSO

A farinha de arroz glutinoso é produzida com o arroz glutinoso, tipo de arroz muito comum no sul da Ásia que adquire uma textura pegajosa quando cozido. A massa produzida com esta farinha adquire consistência resistente e flexível. Apesar do nome, esta farinha também não contém glúten.

Esta farinha também é conhecida como farinha doce. É usada com frequência em receitas asiáticas para engrossar molhos. A farinha é feita a partir da trituração de grãos inteiros de arroz, processados até atingirem a consistência de um pó fino, muito branco e levemente doce.


Receitas Clássicas com Farinha de Arroz

A farinha de arroz é muito usada na cozinha asiática para fazer os noodles, folha de arroz e dumplings. Na pastelaria e panificação, a farinha de arroz é usada principalmente em bolos ou em combinação com outros tipos de farinha, como: a farinha de trigo, o amido ou fécula de mandioca, a araruta, etc. Como esta farinha é rica em amido, ela também pode ser usada para engrossar molhos e empanar carnes antes de assar ou fritar.


Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina