Chimichurri | O molho mais famoso da Argentina

Chimichurri é um molho feito com uma combinação de ervas e especiarias usado principalmente para carne grelhada.

Descubra:

O que é o Chimichurri?

O chimichurri é um molho tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente em churrascos. Pode ser usado tanto para marinar a carne antes de grelhar, como para molhar a carne enquanto está sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.

É uma espécie de vinagrete picante, à base de salsa picada, alhos picados, orégão, malagueta seca moída, paprica, pimenta preta, vinagre e azeite ou óleo de girassol.

Sobre seus ingredientes, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsa por coentros, mudar orégão por manjericão ou até substituir o vinagre por sumo de limão.


A Origem da Palavra

Embora o molho em si seja nativo da Argentina, onde já é usado durante séculos, as origens exactas do nome “Chimichurri” foram perdidas, mas existem várias teorias com respeito a suas origens e como chegou a este nome interessante.

Uma das histórias mais populares diz que o molho estaria relacionado com a história de um imigrante inglês chamado James McCurry, cujo nome, no diminutivo, Jimmy, teria sido adaptado ao castelhano para Yimi. Ou seja, junto com seu sobrenome, teria virado em Yimi Chirri (mais fácil de pronunciar na época pelos argentinos). Assim sendo, quando este inglês começou a tentar fazer uma versão local do molho Worcestershire, originário do seu país, com alguns ingredientes locais, este foi baptizado chimichurri, em sua homenagem.

Por um lado, pode até fazer sentido, mas por outro alguns estudiosos defendem também que a palavra tenha sido criada a partir de uma derivação de termos espanhóis ou indígenas. No País Basco, o chimichurri viria do “Tximitxurri”, que significa “mistura”. De fato, existe um molho similar, mas que se prepara com alho, salsa, pimenta, tomilho e alecrim. Uma versão mais recente, gourmet, inclui vinho Malbec à mistura.


Os Ingredientes do Chimichurri Argentino Tradicional

  • Salsa picada
  • Folhas de orégão seco ou fresco
  • Alho picado
  • Óleo de girassol ou azeite
  • Vinagre de vinho tinto
  • Malagueta seca moída
  • Sal e pimenta preta moída
  • Água morna

Para que serve o Chimichurri na Culinária?

Existem dois usos básicos para o chimichurri: como tempero para marinadas (deve ser aplicado antes de cozinhar as carnes ou vegetais) ou como molho pós-cozimento, que serve para dar um incremento na receita já pronta. Saiba mais sobre como usar chimichurri de maneira mais prática:

  • Tempero chimichurri é óptimo para marinar carnes

Caso pretenda que as carnes fiquem bem temperadas antes do preparo, uma boa dica é fazer uma marinada à base do tempero chimichurri. Num recipiente, misture o molho chimichurri com as carnes cruas. Deixe no frigorífico por algumas horas ou de um dia para o outro. Assim, o sabor do chimichurri consegue misturar-se bem com as carnes.

  • Molho chimichurri serve para incrementar peixes e carnes já cozinhados

Pode introduzir o molho chimichurri por cima de carnes, peixes prontos ou então incrementar saladas de folhas.

Além da carne e peixe, experimente o chimichurri, para acompanhar a batata frita, substitua a manteiga pela maionese e acrescente algumas gotas de limão. O molho vai ficar estupendo, tamb´ém serve para acompanhar o hambúrguer. E se quiser, pode usar o chimichurri seco também na batata sem misturar com o azeite e o vinagre. Basta polvilhar por cima após fritar a batata.


Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina