Baunilha – Um ingrediente nobre e versátil

A baunilha é um ingrediente muito utilizado na confeitaria. Considerada nobre, essa especiaria realça o sabor das receitas em que é utilizada.

Descubra:

O QUE É A BAUNILHA?

A Baunilha é uma vagem de uma espécie de orquídea, conhecida como Orquidea Vanilla. São originárias da América Central e foram os astecas, através de processos de fermentação e secagem, que descobriram o poder aromatizante das vagens.

OS PRINCIPAIS TIPOS DE BAUNILHA

A Baunilha do México, possui um sabor levemente amadeirado, doce e apimentado, semelhante ao cravo-da-índia ou noz-moscada. Funciona especialmente bem com chocolate, frutas cítricas, canela, cravo e outras especiarias quentes.

A Baunilha de Madagáscar, possui um sabor doce e aveludado. Esta baunilha é muito versátil e pode ser utilizada em receitas quentes e frias.

Muitas vezes, verá o nome Madagáscar-Bourbon na embalagem, Bourbon era o antigo nome da ilha La Reunião. No século XVIII, a orquídea mexicana foi contrabandeada para a Ilha Bourbon, onde foi iniciada a produção da baunilha graças à polinização manual da orquídea.

A Baunilha do Taiti, possui um sabor mais floral e um teor de vanilina mais baixo. Esta baunilha é muito suscetível ao calor, por isso é indicada para alimentos congelados e refrigerados.

OS DERIVADOS DA BAUNILHA

Vagem de Baunilha

A vagem da baunilha é uma fava com sementes da orquídea baunilha. Para usá-la, é preciso fazer um corte no meio da baga para raspar as sementes e misturá-las à receita.

A conservação da vagem é simples. Ela deve ser mantida num recipiente hermético e num local escuro e seco por um período de 6 a 8 meses. Após a utilização dos grãos, a vagem vazia pode ser utilizada para aromatizar receitas ou açúcar por tempo indeterminado.

Extracto natural de Baunilha

Os extratos naturais de baunilha são produzidos pela maceração e infusão de grãos de baunilha numa solução de água e álcool etílico.

Os extratos são excelentes substitutos dos grãos da baunilha, principalmente para receitas submetidas ao calor moderado. O aroma e o sabor da baunilha são diluídos em álcool que evapora com o calor.

Pasta de Baunilha natural

A pasta de Baunilha é preparada com a fava da baunilha moída e sem grãos, extracto de baunilha numa base de xarope de açúcar ou agave. O aroma é mais suave que o extracto de baunilha.
A pasta de Baunilha é muito utilizada pelo aspeto visual, pois a receita fica com pequenos grãos escuros, semelhante ao grão da baunilha.

Pó de Baunilha natural

O pó de baunilha é geralmente preparado com a fava moída e sem os grãos. Esta versão é excelente para receitas assadas, pois consegue manter o aroma mesmo submetida a um calor forte. Além disso, possui a vantagem de não adicionar líquido e açúcar nas receitas.

Açúcar Baunilhado

O açúcar baunilhado é preparado com açúcar granulado branco ou demerara e a fava da baunilha moída. É uma excelente maneira de reaproveitar a fava da baunilha, após a extracção das sementes.

Este açúcar será moído finamente, por isso sua dissolução será rápida, sendo indicado para bolos, biscoitos, merengues, cremes, mousses e sorvetes. Também é óptimo para compotas, geleias e adoçar bebidas frias.

COMO USAR A BAUNILHA

O sabor da baunilha destaca-se em muitas sobremesas e produtos de confeitaria. A Baunilha também é utilizada em pratos salgados como peixes, frutos do mar, sopas de legumes, molhos para saladas e carnes de vitela.

Veja o vídeo seguinte com 3 Formas de usar a Pasta de Baunilha:

COMBINAÇÕES DE SABORES

A Baunilha funciona com as seguintes especiarias: pimenta da Jamaica, cardamomo, canela, cravo, gengibre, lavanda, verbena, erva-príncipe, menta, noz-moscada, sementes de papoila, sementes de sésamo e anis-estrelado.

Partilhar esta página
Socilink

Subscreva a nossa newsletter

Receba todas as novidades e notícias Nevis, a sua Mercearia Fina