Rutini
Desde os tempos em que Filipe Rutini chegou de Itália, a Rutini foi e continua a ser a primeira referência quando se aborda a temática vinícola na Argentina. Atualmente, a vinícola produz 4 milhões de litros dos 6 milhões que a Rutini espera alcançar. Existem atualmente 2,000 barris de carvalho em uso e eles pretendem expandir esse número para 5,000. Quando a construção estiver concluída, espera-se que a vinícola deva produzir 500 mil litros de vinho espumante por ano.
Ver todos os Produtos
A primeira a plantar vinhedos no Vale do Uco, hoje a principal região vinicola da Argentina
Filipe Rutini tinha apenas 18 anos quando a sua família emigrou para a Argentina. Filipe nasceu na região de Marches em Itália, onde a sua família (sem muitas surpresas) já fazia vinhos, e onde ele próprio estudou na Escola de Agricultura de Ascoli Pieno. Após se deparar com um novo mundo, em 1910 Filipe decidiu fazer algo ousado e focou-se em produzir o primeiro vinho da Argentina. As terras argentinas tinham potencial para lhe proporcionar as oportunidades que ele queria, e ele agarrou-as com ambas as mãos.
Filipe decidiu apostar em propriedades situadas em altitudes consideráveis, que trariam propriedades únicas aos vinhos. Em 1925, Filipe começou a plantar videiras no Vale do Uco e após essas primeiras vinhas, a região continuou a expandir as suas plantações e tornou-se numa das principais áreas produtoras de vinho em Mendoza.
Na década de 1990, as instalações originais da Bodega La Rural em Coquimbito foram completamente renovadas, incorporando tecnologia de ponta na estrutura do século XIX. Hoje, essa propriedade abriga o Museu do Vinho Rural La Bodega, onde os visitantes podem aprender sobre as primeiras incursões de Felipe Rutini na produção de vinho e testemunhar a evolução das técnicas e máquinas tradicionais.
Em 2008 começou a construção de uma nova fábrica Rutini Wines em Tupungato, dentro do Vale do Uco. É lá que atualmente são produzidos os vinhos de alto nível, como os vinhos Felipe Rutini, Apartado, Antologia, Vinhedo Único, Colección Rutini, Encuentro e Trumpeter.
As vinhas do Vale do Uco compreendem mais de 400 hectares a uma altitude entre 1,050 e 1,200 metros acima do nível do mar. Um adicional de 120 hectares de campos estão agora a ser plantados com vinhas que expandirão a capacidade de produção dos vinhos exclusivos que são cuidadosamente cultivados e nutridos.
Atualmente, a vinícola produz 4 milhões de litros dos 6 milhões que a Rutini espera alcançar. Existem atualmente 2,000 barris de carvalho em uso e eles pretendem expandir esse número para 5,000. Quando a construção estiver concluída, espera-se que a vinícola deva produzir 500 mil litros de vinho espumante por ano.